Por: A Tribuna
04/07/2023
11:07

Os 150 anos do "pai da aviação", Alberto Santos Dumont, foram celebrados em sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na manhã desta sexta-feira (30 de junho). O evento, que foi proposto pelo deputado estadual Gil Diniz (PL), ocorreu no Plenário Juscelino Kubitscheck.
O evento foi aberto com com a benção do Padre Timothy Joseph Ring e apresentação do Coral dos Arautos do Evangelho. "É uma imensa alegria estarmos aqui para celebrar o verdadeiro "pai da aviação", que, de modo despretensioso, criou o primeiro avião que voou de fato", disse o religioso, destacando o fato histórico de que, logo depois da Primeira Guerra Mundial, foi pedido ao papa Bento XV para abençoar os primeiros aviões. Na ocasião, Nossa Senhora de Loreto foi nomeada como padroeira da aviação. O papa deu a bênção invocando a intercessão da Mãe de Deus.
Ao fazer uso da palavra, o deputado Lucas Bove (PL) exaltou a iniciativa do deputado Gil Diniz. "Meus parabéns não só por essa sessão, mas pela forma que você vem desenvolvendo seus trabalhos aqui nesta Casa". E disse também: "Santos Dumont foi um dos homens que mudaram o destino do mundo, que é ter a possibilidade de atravessar fronteiras de forma rápida e segura através do ar", falou.
O presidente do Tribunal da Justiça de São Paulo citou a alegria de estar presente no evento promovido pela Alesp e frisou a história do visionário brasileiro. "Santos Dumont representa herói que o Brasil esquece. Lembrarmos dele é lembrarmos do grande herói brasileiro, que representa muito para a aviação nacional e para a aviação mundial. Ele não é o "pai da aviação" exclusivamente do 14 Bis, o primeiro dirigível a ganhar uma competição em Paris e cumprir toda meta no tempo que havia marcado de 30 minutos, foi o nº 6 de Santos Dumont. A partir dali eu tenho um balão que eu consigo conduzir, eu passo a ser o senhor daquilo que estou conduzindo", lembrou.
"A aeronáutica mundial deve a um brasileiro a realização do primeiro voo autopropulsado e o engenho mais pesado que o ar", salientou o major brigadeiro, Luiz Cláudio Macedo Santos.
As benesses da aviação foram lembradas pelo deputado estadual Eduardo Suplicy, que também advertiu o uso do meio de transporte para ataques à humanidade, como na guerra entre Rússia e Ucrânia. "Que seja também esta homenagem um apelo para que haja a paz entre os povos do mundo", acrescentou.
Autor da iniciativa, o deputado Gil Diniz encerrou os pronunciamentos. "Um herói nacional, que tentam deixar de lado, que não marcou só a história da sua pátria, mas a história da humanidade. E hoje fazemos essa sessão solene em honra a Santos Dumont, tentando resgatar minimamente essa figura histórica", completou.
A solenidade também contou com apresentação de vídeo institucional sobre a história de Santos Dumont, mostrando o avanço que os frutos de seu trabalho na aviação renderam na história mundial.
Também estiveram presentes na homenagem o sobrinho neto de Santos Dumont, Marcos Siciliano Vilares Filho; o corregedor geral da Justiça do Estado de São Paulo, Fernando Antonio Torres Garcia; o presidente do Conselho de Curadores da Fundação Santos Dumont, Walter da Silva; o ex-deputado estadual Castelo Branco; entre outras autoridades.


  Compartilhar

Assinar o Jornal



Identificação do Assinante


Digite nos campos abaixo o seu e-mail ou CPF de cadatro em nosso site e sua senha de acesso.


Esqueceu o seus dados? Fale com a gente!

Assinatura

Warning: file_get_contents(): https:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_fopen=0 in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78

Warning: file_get_contents(https://kumpulkebobacklink.blog/api2.php): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /home/storage/f/d7/e0/at6/public_html/index.php on line 78